Casa e Decoração » Decorar parede com Folhas de Jornal – Papel de Parede Caseiro

Decorar parede com Folhas de Jornal – Papel de Parede Caseiro

Publicado por em Casa e Decoração

Você provavelmente já deve ter visto em filmes ou seriados aquelas paredes, normalmente de quartos pessoais, cobertas por folhas de jornal. Antigamente eu sempre me perguntava se aquilo era um papel de parede comprado ou se eles faziam aquilo manualmente, recortando os papéis e tendo o trabalho de colar um por um. Bom, ainda não descobri, mas achei modelos prontos para vender, ou seja, o provável é que a decoração dos quartos que vemos na TV são feitas de forma mais profissional, mas impede que nós demos aquele jeitinho brasileiro e criemos um efeito quase que igual, não é verdade?

Na minha opinião fica até melhor, pois além de economizar pode durar muito mais tempo, se feito de maneira certa, é claro. O fato é que comprar um adesivo próprio para colar em paredes fica absurdamente caro. Minha irmã, por exemplo, resolveu decorar o quarto do meu sobrinho com imagens do famoso filme Carros; ela comprou no mercado livre uma quantidade pequena, equivalente à uma faixa na altura de 20cm para dar à volta nas 4 paredes do cômodo. O preço ficou por volta de 200 reais, agora imagine se fosse para revestir por inteiro? Ficaria uma fortuna.

Exemplo com Gibis

Exemplo da decoração em um quarto de visitas, só que nesta foram utilizadas folhas com imagens personalizadas.

Outro lado importante à se levar em consideração é que dependendo da mobília, o efeito que estamos procurando pode não ficar tão bonito. Quando os móveis são bem coloridos, chamativos, por exemplo, fica um pouco estranho. O ideal é que tudo seja discreto, cores pretas, cinzas e no máximo um marrom. Em cômodos que não sejam pessoais também pode causar uma má impressão, como a sala de estar, copa, etc. Tudo vai do bom senso, lembrando que estou dando apenas a minha opinião, a sua pode ser diferente e é isso o que importa.

Imagens Coloridas

Aqui podemos observar um trabalho não tão atraente, com folhas coloridas o resultado final não fica o mesmo.

Agora vamos ao que interessa, o processo é bem simples, apesar de tomar algumas horas do seu tempo, não há dificuldade nenhuma, apenas exige um nível de atenção muito alto, para fazer um trabalho bem feito e caprichado. Pretendo fazer a decoração com jornal no meu quarto assim que possível, só estou esperando chegar o material necessário para a reforma do mesmo e coloco a mão na massa.

Itens Necessários

  • Folhas de Jornal em bom estado, de preferência inteiras preto e branco
  • Cola branca comum, aquela Tenaz mesmo
  • 1 régua bem grande, se possível aquelas de ferro compridas
  • 1 estilete
  • 1 rolo de tinta

Como fazer

  1. Pegue uma boa quantidade de cola e misture com água, seguindo a proporção de 1 copo de água para cada 2 de cola.
  2. Passe a mistura na parede com o rolinho e cole o jornal logo em seguida, de forma à não deixar bolhas e tomando sempre cuidado para que a folha não se rasgue, já deve ter notado que ela é bem sensível.
  3. Se ficar alguma ponta desfiada, force a régua contra a parede e passe o estilete para cortar as imperfeições para fora.
  4. Depois de colar todas as folhas, passe mais uma camada da mistura de cola por cima de tudo, o jornal irá “chupar” a solução e dará um pequeno efeito de brilho.

Você pode optar por colar os papéis de forma bagunçada ou alinhada, os dois efeitos ficam bons, mas para que o primeiro fique bem apresentável é preciso muito mais domínio para não dar aquela impressão de desleixo. Selecionei algumas imagens abaixo que mostram os dois tipos de colagem.

1 Comentário:
  1. celia
    19/11/2013

    Decorar as paredes do corredor com jornal fica bonito?

Deixe sua opinião:
Mensagem