Outros » Modelos de Currículo Prontos para Imprimir (Curriculum)

Modelos de Currículo Prontos para Imprimir (Curriculum)

Publicado por em Outros

Como minha antiga professora de marketing pessoal dizia, seu currículo é seu cartão de visita. É a primeira coisa que seu “talvez” futuro chefe vai avaliar durante o seu processo de contratação. Vi inúmeras vezes casos em que o candidato tinha tudo que a empresa queria, experiência necessária, falava vários idiomas e tinha um perfil excelente, porém um currículo completamente mal elaborado, com 3 páginas cheias de dados irrelevantes e mal formatado. Isso fez com que ele perdesse uma oportunidade que poderia ter mudado sua vida, o pior é que a pessoa não sabe porque perdeu a chance.

Se você não sabe como montar o seu, o melhor a fazer é começar a estudar. Pegue como exemplo o de alguém que é grande na sua área, pois caso não saiba, cada área exige uma organização diferente. Por exemplo, não se coloca que é habilitado, muito menos em qual categoria, mas se a vaga é para motorista, é obrigatório que se coloque; antes de imprimir certifique-se disso. Portanto, se você está estudando e se preparando para uma área específica, procure alguém que já está bem colocado na mesma e peça seu currículo pronto, para tomar como base e não cópia.

Seguindo essa dica você vai pegando experiência, sabendo o que é relevante e o que não é. A primeira dica é não colocar o título Curriculum Vitae logo no topo da folha, ou melhor, em nenhum lugar dela. É uma tática muito antiga, só irá danificar o modelo do seu e não servirá para nada. Segundo, se estiver montando um para uma vaga específica, procure saber se ela pede algo, normalmente ofertas para vendedores pedem uma foto 3×4 em anexo, somente neste caso deve-se incluir uma, do contrário é recomendado não colocar.

Outros dados mais íntimos como número de documentos, se possui filhos ou se fuma devem ser guardados pra você, não inclua no modelo de currículo, além domais, mostra amadorismo. Tenho amigos que trabalham no RH de diversas empresas, então acredite no que estou dizendo, muitos são dispensados somente por incluírem informações inúteis. Ainda vejo pessoas que levam em um envelope pardo ou branco, isso não se faz, coisa antiga. Leve em uma pasta mas tire a folha na hora de entregar e guarde a pasta pra você, não entregue junto. A pessoa que irá avaliá-lo não tem tempo pra nada, se tiver um envelope no meio ela irá jogar fora com o currículo dentro mesmo.

Se não tiver tempo ou paciência para estudar e aprender a montar um pra você com suas próprias características e adaptá-lo, há sempre a opção de pegar um modelo pronto para imprimir e apenas alterar seus dados, coisa rápida, não vai levar nem 10 minutos. Não esqueça de alterar o nome, seria um caos. O telefone também é um fator que muitos esquecem de atualizar, não adianta escrever com caneta depois de imprimir, é considerado desleixo por parte do candidato e o mesmo pode ser desclassificado por bobeira.

Por último e o mais importante, não envie essa folha se a vaga não estiver de acordo com você. Por exemplo, um engenheiro manda, mas não tem o idioma ou alguma experiência específica que a empresa está exigindo, não se candidate. Eles não irão chamar, isso só servirá para sujar seu nome e tomar tempo dos pobres trabalhadores do RH, que já possuem uma rotina corrida.

Os dados à serem incluídos são: Nome, Endereço, Telefone, Email, Escolaridade, Cursos, Idiomas, Experiência Profissional e Trabalhos Voluntários (se tiver). Qualquer informação extra seria considerada “enchimento de linguiça”, simples assim. Se for o seu primeiro emprego, não tem o que fazer, evite colocar aqueles textos no final da folha dizendo que você é dedicado, esforçado e tem facilidade no aprendizado, todos sabem que é trecho pronto tirado da internet e é considerado um ponto negativo na sua avaliação. É melhor deixar um espaço em branco.

Mentir é algo que vários espertinhos acham que irão ajudar à entrar em uma empresa, mas no final de tudo não adianta é de nada. O candidato coloca no currículo que possui conhecimento em excel, por exemplo, mas chega na hora de trabalhar ele precisará criar planilhas, mas ele não sabe. O que vai acontecer? Alguém vai ser despedido. Não adianta pensar que na hora você aprende, porque nunca dá tempo, desde o primeiro dia o patrão já pede para executar diversas funções.

Currículos no Word para Imprimir:

Qualquer dúvida deixe um comentário e teremos prazer em responder.

Deixe sua opinião:
Mensagem